15.3.07

Quem é o grande inimigo da criação publicitária no ES?

Na sua opinião, quem é o grande inimigo da criação publicitária no ES?

1 - a realidade econômica, que impede investimentos;
2 - a falta de visão e ousadia de anunciantes;
3 - a proliferação de agências desqualificadas que joga a disputa para baixo;
4 - a falta de ousadia de agências, produtoras e veículos de comunicação;
5 - a falta de criatividade de nossos profissionais de criação publicitária;
6 - a falta de profissionais de atendimento que saibam defender idéias;
7 - a criação acabou, quem manda é o planejamento tático;
8 - A falta de concorrência, de mercado, de capitalismo de verdade.

50 comentários:

Anônimo disse...

É foda, não acho que toda essa desgraça possa ser resumida apenas por esses fatores.

Os mais preponderantes seriam o 2,4 e o 5. Mas considero que todos os demais tem a sua parcela de culpa.
No entanto, vou me ater somente ao lado profissional.

A minha maior crítica é em relação à essa imensa quantidade de faculdades meia-bocas, não que a UFES seja uma maravilha, mas pelamordedeus, pelo menos mesmo quem é ruim lá, aqui fora se sobressai.

Há uma quantidade imensa de estagiários e profissionais sendo despejados no mercado, sendo que este não acompanha o ritmo. Com isso, a nossa mão-de-obra é desvalorizada (e desqualificada).

E tem outra coisa, sabemos que nenhuma faculdade faz um publicitário, com isto eu não estou desmereçendo as instituições (??), já que nenhuma faculdade também forma um médico, por exemplo.

É preciso tino, gana, tesão para a coisa.

Chega de imaginar que a nossa profissão vive de glamour.

Pela hora em que eu cheguei, acho que já escrevi demais, qualquer coisa eu complemento outro dia.

Anônimo disse...

não acho que a "culpa" seja das faculdades, elas correspondem ao nível dos alunos, simples assim. estudei na federal e depois fiz outro curso em particular, sei do que estou falando. vc precisa ver o comportamento dos alunos de publicidade para entender. vejo que cada ítem desta pesquisa tem seu quinhão de veracidade, mas acho que o grande inimigo da criatividade no estado são os próprios profissionais, sejam os novos que ingressam ou os velhacos que persistem. não se reciclam, não se atualizam, não viajam. não se valorizam, não se respeitam entre si e não se dão ao respeito. por exemplo, este blog tem um valor inestimável e veja como é utilizado. mas se um tópico como este rende mais que uma linha de texto de pelo menos duas pessoas, como conseguiu até agora, deve ser um sinal de alento. vamos ver o que vem a seguir...

Anônimo disse...

Alguém trabalha com cheque?

Anônimo disse...

Só a mp, que tem o Banestes!

Anônimo disse...

Publicitário não come, degusta o produto.
Publicitário não cheira, sente a fragrância.
Publicitário não toca, examina o design.
Publicitário não dá a resposta, cria outra pergunta.
Publicitário não conquista, persuade.
Publicitário não tem destino, tem target.
Publicitário não ouve barulho, ouve ruído.
Publicitário não fala, envia mensagem verbal.
Publicitário não procura endereço, procura praça.
Publicitário não escuta, decodifica a mensagem.
Publicitário não tem idéia, tem brain storm.
Publicitário não recebe resposta, recebe feedback.
Publicitário não tem memória, tem repertório.
Publicitário não lê, decifra o código textual.
Publicitário não pergunta, faz pesquisa.
Publicitário não ouve música, ouve trilha sonora.
Publicitário não tem lista, tem mailing.
Publicitário não copia, se inspira.
Publicitário não vê outdoor, vê mídia exterior.
Publicitário não dirige, faz test-drive.
Publicitário não falece, é seu ciclo de vida que chegou ao fim.

Anônimo disse...

que coisa tosca!

faz uma campanha pro gol com isso!

Anônimo disse...

Temos que entender que aquela publicidade marota, moleque acabou. Acabou-se o romantismo. Hoje a publicidade é técnica, rápida e de grande peparo. Não mais espaço para os grandes espetáculos de antigamente.

Anônimo disse...

tá bom daniel bandolim

Anônimo disse...

Cara, na boa, eu acho que o grande inimigo da criação publicitária aqui é um pouco de tudo isso junto, mas principalmente os tópicos 2, 4 e 6. Como costumo dizer, no nosso mercado são raros os anunciantes. O que temos são "fregueses". Também há uma enorme ausência de ousadia em nossas agências, produtoras e veículos. E, claro, num mercado de pensamentos pequenos, as idéias certamente também serão. E por fim, é sofrível a qualidade da maioria dos nossos profissionais de atendimento. A visão de alguns se limita apenas ao montante da comissão paga no fim do mês, esquecendo por completo todo o processo e profissionais envolvidos no negócio. Dessa forma, concluo que o grande inimigo da criação publicitária capixaba é o próprio mercado publicitário capixaba. Uma lástima!

Anônimo disse...

falou e disse criatura!

Anônimo disse...

É, Joelmir, eu também acho que a culpa não seja tão somente das faculdades, mas acredito que a inserção de ignorantes em quaisquer mercados facilite a desvalorização da mão-de-obra e a formação de um contingente de reserva flexível.

E o anonimo das 8:30PM também expos um ponto de vista interessante.

Marquim Capixaba, reapareça!

Anônimo disse...

Há de se considerar também a máfia em torno dos 10%.

10%, &@#*()@#&@#&)#_).

Anônimo disse...

10% é uma porra!
se eu pegasse vc que desse porrada em vc...

Anônimo disse...

A merda é q a grande vitória é basicamente um conjunto de cidades-roça que pensam que são metrópole, mas ainda há aquela visão limitada e medíocre em tudo o que se faz. E isso vale tanto pra publicitários qto pra empresários.

E eu votaria nos tópicos 2,3,4 e 6.

Anônimo disse...

O grande inimigo é você criatura.
É o teu cu!

Anônimo disse...

respeita a puliça

Anônimo disse...

eu sou o maior inimigo da publicidade capixaba

e só não te dou outra pq...

Anônimo disse...

O grande inimigo da Criação Publicitária no ES consiste nos itens 2, 3 e 6.
Apesar da economia capixaba estar em constante crescimento, a maioria de seus anunciantes parecem estar parados no tempo. Aqueles que acreditam em comunicação as vezes preferem entregar sua marca a grandes plim plim´s ou agências de fora do estado.
O fator 3 é foda. Todos nós sabemos que existe a tabela do sindicato. Todos nós também sabemos que a realidade dela não é a de mercado, apesar de sonharmos todas as noites que essa seja a real. Mas nosso mercado protituído está entregue em leilão a quem quer pagar menos. Bater no peito e falar que atende a conta tal e dar desconto de 100% em cima do valor de tabela cobrando apenas BV, isso é a mesma coisa que abaixar as calças.
Sei que o fator 6 pode causar algumas revoltas. Mas sem querer generalizar, os profissionais de atendimento em sua maioria estão preocupados com suas comissões em vez de tentar fazer um trabalho em equipe com a criação. Os atendimentos hoje são verdadeiros office boy´s de luxo. Basta saber escrever que está apto para o cargo. Eles não tem capacidade para defender as idéias da criação, vão as reuniões apenas para escrever as alterações num pedaço de papel, deixar na criação às 17h50 dizendo que está indo embora e que amanhã pretende apresentar a peça impressa e montada para o cliente às 12h.
Bom esses são as minhas sinceras palavras que caracterizam o vilão da criação publicitária no ES.

Anônimo disse...

O fator 6 é o maior culpado. Afinal, estas pessoas deveriam estar do nosso lado! É inacreditável quando, numa reunião, você vê que o atendimento começa a detonar a peça junto com o cliente! Propor novas idéias exige argumentação inteligente, nada de “eu acho isso”, “au acho aquilo”. Cara, Atendimento vive achando! Essa das 17PM/12AM é a real em todas as agências! E ainda voltam com o trabalho reprovado. Inclusive, algumas agências, mais enxutas e com operações modernas, já não contam mais com este departamento estritamente burocrático. Quem tem que apresentar e aprovar deve ser a Criação. O atendimento-menininha-bonitinha que só sabe dizer sim ao cliente tem data e hora para acabar. Ou a criação-folheador-de-archive-pensador, isso também está no fim! Eu conheço o futuro, vcs têm que me ouvir! Mas reclamar é mais fácil... Continuem assim, seus paspalhos.

Anônimo disse...

O Anônimo das 3:36AM disse que basta o Atendimento saber escrever que está apto para o cargo. Rs... Amigo, vai me desculpar, compreendo sua intenção, mas você nunca pegou os "briefings" de alguns atendimentos da minha agência. O despreparo é total, e já começa na contratação. Estou aqui longe de querer colocar todos os atendimentos no mesmo balaio, mas o nível da maioria é sofrível, e não é difícil reconhecer os melhores no mercado. Para os dispensáveis, falta melhor formação, mais conhecimento, mais jogo de cintura, mais coragem e, por favor, um pouco mais de leitura, geral e especializada. Ah! E se os donos de agência puderem pressionar menos, melhor. Quem sabe um dia vocês se tornem bons atendimentos. É rezar e aguardar.

Anônimo disse...

"Eles não tem capacidade para defender as idéias da criação, vão as reuniões apenas para escrever as alterações num pedaço de papel...". E tanto é assim que na agência x elas usam um caderno tipo universitário - este é o brinde da agência, e faz o maior sucesso! As menininhas chegam para apresentar o anúncio e já abrem o caderno para anotar as alterações. É tipo garçonete! Então, a cultura do atendimento risca-rabisca é generalizada. Tem gente que acha que atendimento é isso e acabou. Triste...

Anônimo disse...

- Alguém trabalha com cheque?
- comigo só no dinheiro.
- paga esta porra a vista!

Anônimo disse...

Ah, vai se f..., mercenário!

Anônimo disse...

Taí, finalmente parece que alguns poucos entenderem o verdadeiro propósito de um espaço como este. Ao invés de achincalharmos o trabalho alheio ou o que não tivemos a criatividade ou a ausência dela para criarmos, bem melhor é sermos críticos da nossa criação e produção publicitária como um todo, dos nossos profissionais como um todo, das nossas agências, produtoras e veículos como um todo, do nosso mercado como um todo. Só assim vamos fortalecer o nosso mercado como um todo. E todos juntos, é claro. Parabéns ao novos tempos e às novas discussões!

Anônimo disse...

"parabéns aos novos tempos" é o c*@#&%aralho, dê sua opinião é pára de pagar de ghandi. "fortalecer o mercado"... vou é fortalecer meu punho de tanto esmurrar sua cabeça, prego!

Anônimo disse...

O problema tem sido essa chupação que tá rolando, neguinho achando que vale tudo, que nada se cria, esses papos que a gente tá se cansando de ouvir. Chega de tudo bem! Se vc acha que não dá para ser criativo por causa do cliente, porra, vai fazer o quê? Fantasmas para ganhar Colibris, satisfazer o ego e tentar tirar uma onda na próxima entrevista de emprego? Fala sério! Cara, essas ocasiões serão no máximo quatro: uma entrevista na A4, MP, Prisma, Danza, Set... e é isso, acabaram suas vidas, game over! Ser criativo é conseguir pagar as contas e ser feliz no processo. O resto é azarar as atendimento no churrasco da agência e ver qual é. Afinal, alguém tem que comer.

Anônimo disse...

ahuahuh
Não sejem tão crueis. Concordo com a maioria das coisas ai. Sem incluir nem por.

Anônimo disse...

Atendimento não sabe nem o que diabos é CCSP!

Assim fica difícil!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O cara aí pode até achar que sabe qual agência é essa a descrita anteriormente, mas é assim em quase todas - e digo quase pq não conheço a açãocriação e nem a sempre... "Elas gostam mesmo é de usar terninho pra ficar chique, ir a festas, conhecer os mais importantes do mercado, colocar em prática o vocabulário de MKT, ir a micareta, falar com voz de criança pidona na criação, corrigir os erros de protuguês na peça pra mostrar serviço e criticar a arte do DA que elas nem se quer conseguiram entender". Isso é a realidade, essas barbies estão acabando com o negócio. Infelizmente não com o meu negócio.

Anônimo disse...

Vas a necesitar la disposición Mascherano! Hirro de Madre!

Anônimo disse...

Quem é o grande inimigo da criação publicitária no ES?... com toda certeza meu diretor de criação.. mala filho da puta... quem é que tem aqui dono de agencia que tb é diretor de criação, redator, diz ter sido diretor de arte em um remoto passado distante lembrando sempre com todo orgulho ser epoca dos letter set, afff... o kra e especializado em: ShitStorm, que provem de uma HeadShit, e adora fazer um BrushShit em nosso trabalho...

Tem remédio pra essa praga... ouvi dizer que na Vila Rubim se consegue comprar facilmente chumbinho pra rato..r.s

Anônimo disse...

acho que esse ultimo anonimo apimentou o seu comentario...

hã, hã, hã

Anônimo disse...

será que ele é ex-integrante da Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band?

Anônimo disse...

Deagle, não seria o seu DC o venerável George Bonfim? Por suas descrições me lembrei desse fóssil.

Anônimo disse...

Podicrê, já trabalhei com essa peça e ele autografou e meu deu uma revista Propaganda em que apareceu na capa, tipo em 1985!

Anônimo disse...

Conheço o caso verídico de um jovem que pegou transcol e foi mostrar sua pasta para o diretor de criação que olhou tudo, demonstrou interesse pelo trabalho, mas não o contratou. Meses depois este ser imberbe e cheio de esperança na vida viu seu humilde anúncio, praticamente reproduzido, ser veiculado em revista regional com a assinatura da agência que fica do outro lado da ponte. Este DC é o nosso verdadeiro inimigo.

Anônimo disse...

O maior inimigo certamente é Obina.

Anônimo disse...

Se vc for vascaíno, pode ter certeza que é mesmo. "Oh,oh,oh, Obina é melhor do que Eto'o!"

Anônimo disse...

Aê galera! Domingo pra antencipar a Páscoa do vascaínos vai ter chocolasco no Maraca. Não percam!

Anônimo disse...

essa historia de chupar o candidato a estagiario é negra hein...

essa é pedra no nosso sapato!

Anônimo disse...

Alguem ai duvida ainda que o Criatura eh alguem da NAVE?

Anônimo disse...

Obina não é o inimigo. Obina é o próprio mal.

Anônimo disse...

Falando em chupar, alguém viu o anúncio do dia mundial da água feito pela MP para a Arcelor??
Mais um troféu canudinho de ouro para a turma da prainha.

Anônimo disse...

por favor, criatura, poste este anúncio xups!

Anônimo disse...

Essas antas, nem para debater sobre a nossa atual conjuntura servem.

Anônimo disse...

isso aqui nunca será sério, por mais que alguns se esforcem...

Anônimo disse...

sério?? Vai ler a Folha porra!
Se é que alguma coisa no jornalismos tb é séria...
vai te catá

BRUCE SANYO disse...

Freelance for Advertising & Design
São Paulo | Brazil
Email: brucesanyo@gmail.com

http://brucesanyo.blogspot.com/