8.10.08

MP - Hortifruti



criação: Gustavo Mendonça e Gabriel Campos
direção de criação: Mônica Debbané

37 comentários:

Anônimo disse...

Acho que já deu.

Anônimo disse...

Enquanto isso fizer sucesso com o público tá valendo. Isso não é pra você, é para o povo.

Daqui a pouco tem gente aqui querendo acabar com a campanha do bombril pq já tem 30 anos e, bem, você sabe, já deu né?

Anônimo disse...

concordo plenamente, agrada e muito o publico, além do mais, há possibilidades infinitas e divertidas de se trabalhar isso. Assim como no caso do Bombril, que sempre trabalhou parodiando acontecimentos de cada época.
é galera, vcs vao ter q engolir, uheuhaauheaea.

Anônimo disse...

bela comparação, joão: mp e w/brasil, mônica debane e washington olivetto, bombril e um lugar onde se compra verduras.

você tem outra colocação genial?

antes de começar a teclar pense um pouco, mesmo que pouco seja muito para você.

aliás, pensar um pouco é o que muitos não fazem. quer um exemplo? basta olhar as campanhas que a mp joga na rua.

como escreveu o anônimo a galera vai ter que engolir. só que é impossível digerir essa porcaria.

Anônimo disse...

Capixaba é foda mesmo. Se coloca sempre na latrina.

Porque na comparação toda aí, o bombril que é uma palha de aço, uma esponja metálica para limpar coisas pode e uma empresa que comercia frutas e verduras não pode? Porque o Washington pode e a Mônica não? Qual a diferença? Só porque um é a W e a outra é a MP?

No mínimo quem escreve isso deve estar em algum buraco escondido por aí fazendo Sipolatti todo dia.

Ainda bem que a Hortifruti precisa agradar o público em geral e não um morto de fome cheio de vícios. Reclama igual todos. Faz como poucos.

Anônimo disse...

A diferença é que a Bombril explora situações diferentes do cotidiano, não o mesmo trocadalho com nomes de filmes indefinidamente. No começo era legal, mas já deu.

E by the way, essa peça ficou ruim pra kct.

Anônimo disse...

Calma Chiclete!

Anônimo disse...

Galera, eu concordo que essa campanha continua chamando a atenção do público. E, óbvio, dos ilustres jurados convidados anualmente pelo Sinapro-ES. Mas em um ponto tenho que discordar: frutas, verduras e legumes permitem tantas possibilidades. Por que não mudar completamente o enfoque? Acho que poderiam rolar trabalhos bem legais.

Anônimo disse...

Adoro acompanhar as discussões aqui. Mas juro que nunca participei. Como nego acha que fui eu que escrevi o comentário lá em cima, vai o que eu realmente acho dessa campanha, da quel fico muito à vontade pra falar, porque não fui eu que criei, mas sim Pedro e Daniel. Enviei esse comentário para o Brainstorm9, quando a campanha foi postada lá:

"Trabalho na MP Publicidade, agência que atende o HF aqui no Espírito Santo. Infelizmente, minha participação nessa campanha resume-se aos títulos que estão nos outdoors (o redator da campanha estava de férias). Digo “infelizmente” porque semanalmente recebemos mensagens de clientes elogiando essa campanha. É - pelo menos ao meu ver - um sucesso indíscutível. Minha mãe ama, e senti frustração da parte dela quando eu disse que não tinha feito a campanha.
Sabemos todos aqui do “desprezo” do mercado publicitário (leia-se “criativos”)pela campanha. Todos se esquecem que esses trocadilhos infames, associados a um atendimento diferenciado, fizeram que com que o público de lugares como Leblon, Barra da Tijuca e Copacabana realmente acreditasse que o limão vendido na Hortifruti é melhor do que o vendido em qualquer outro quilão, mesmo sabendo que se um estivesse ao lado do outro, ninguém ia saber a diferença.
Isso me faz lembrar do motivo que me fez (e acredito que todos que frequentam este blog) nessa profissão: criar campanhas que fizessem a diferença para quem compra e para quem vende. Garoto-Brombil, não anúncios que ninguém -fora nós- entende, mas enchem a prateleira de prêmios.
Ano passado vi uma apresentação de Cláudio Carillo. Ele contou um momento na agência em que um redator dele estava tirando a maior onda. Ele cortou o cara e falou “Você conhece o Número 1 da Brahma? E o faz um 21? E o “me dá/me dá/me dá Danoninho/dá”? Conhece? Pois bem, esse sou eu. E você? quem é?”.
Pedro Bullos (redator) e Daniel Galvão (DA) podem ser motivo de piada no meio publicitário, mas quando vão a algum batizado de criança, casamento ou simplesmente sentam num boteco com gente que não é do mercado podem responder sobre seu trabalho - a fatídica pergunta “Qual propaganda que você fez?”- sem medo de que as pessoas não saibam do que estão falando. Lembrando: propaganda ainda é comunicação de massa.
P.S: Sobre o episódio “batizado de criança”recomendo a leitura do artigo “Publicitário Infeliz”do Fernando Campos, que pode ser encontrado no site do CCRJ.."

Issaê. Só mais um detalhe: em Vitória só existem 2 plcas do Hortifruti hoje. E ela continua sendo a campanha mais comentada por todos que não trabalham com isso.
Tomara um dia todos nós tenhamos uma campanha com essa repercussão.
E, respondendo ao comentário de "mudar completamente o enfoque" eu pergunto: por que mudar se esse faz tanto sucesso?

Anônimo disse...

Porque cansa Chiclete. Uma coisa é ver o Carlos Moreno, a cada comercial do Bom Bril, caracterizado, fazendo caras e bocas e satirizando os mais variados personagens e fatos. Outra é ver, quase sempre da mesma forma, frutas, verduras e legumes dando depoimentos, posando para uma revista imaginária ou virando motivos de trocadilho para filmes hollywoodianos. Tenho certeza que a MP pode fazer um trabalho ducaralho para a Hortifruti sem precisar recorrer à já cansada fórmula.

Anônimo disse...

Calma Chiclete!

Anônimo disse...

é isso aê chiclete, beterrabada nesse povo. rssss

Anônimo disse...

Enfia o nabo neles Chiclete. De novo falam que o Carlinhos Moreno pode e o Pimentão não pode.

Achei foda. Sabe aquela propaganda? Fui eu que fiz.

Isso falando pro seu pai que mal entende o que você faz.

Anônimo disse...

isso ae Chiclete, mandou bem, bando de invejosos. cansou pra quem é publicitario, mas nao pra quem compra. Finish him!

Anônimo disse...

Tudo bem que talvez essa campanha não valha mais prêmios, afinal já está há um tempão na mesma coisa, repetindo e repetindo a fórmula, mas ela faz sucesso pra caralho e pronto. Tem que continuar. As pessoas sempre esperam pela próxima. E vão sentir falta se a campanha sair. Que continuem a lançar outras. Da mesma maneira que essa turma toda que comenta aqui vai continuar sendo chata pra caralho, cada um se achando mais gênio que o outro.

Anônimo disse...

chiclete, engraçado o seu argumento. aliás, até na hora de argumentar você precisa recorrer a idéias de outras pessoas.

tudo isso o que você escreveu é o discurso do nizan quando as pessoas vinham até ele reclamar que a africa era uma agência que não fazia nada "criativo".

mas vamos ao que interessa: a campanha que você diz não ter feito mas que também fez. você pode jogar a culpa em cima do pedro e do daniel - que sim, são motivos de piadas no mercado -, como se estivesse a parte da situação, como se o job caísse na sua mesa quase que sem querer e você fosse obrigado a fazer isso.

a hf é reconhecida hoje em dia graças as campanhas que foram feitas anteriormente, e quando digo anteriormente falo de no mínimo 5 anos. campanha que o laranja fez, tauffer e o eduardo marques. campanhas que eram realmente boas, não isso ai: uma batata com brinco e bandana e o TROCADILHO infame com o nome do filme.

claro que sua mãe gosta. mãe gosta de tudo o que o filho faz, ela até acha você bonito. então não venha com esse argumentinho bobo e primário.

não corra da ficha, chiclete. o que você pode fazer no próximo job de hf é fazer mais.

pense nisso, coloque um adesivo com a seguinte frase no seu monitor: faz mais, chiclete! faz mais.

é neurolinguística, quem sabe pode funcionar.

Anônimo disse...

Este é a "Chica Chiclet"?????

Anônimo disse...

Caro fulano,
primeira coisa: adorei o "até na hora de argumentar". Não tenho nenhum problema em usar argumentos dos outros (tanto que citei o Carillo e o Fernando Campos). Fora isso, acho que você leu, mas não entendeu.
Tudo o que eu queria era ter feito essa campanha. Isso me pouparia o trabalho de fazer cara de paisagem e ter que esclarecer que não fui eu que fiz, quando alguém viesse elogiar. Algo que acontece com uma frequência maior do que você imagina. Mas se você não acredita em mim (mamãe acredita quando eu digo que não fiz a campanha)e se você conhece alguém que trabalha ou trabalhou na MP, pergunte quantas vezes por semana chegam e-mails aqui elogiando a campanha.
Ou simplesmente acesse essa comunidade (que não foi ninguém da MP que criou):
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4369076
Você pode também consultar nosso amigo google, e ver a quantidade de vezes que essa campanha aparece em blogs e sites de todo o tipo (falando mal também, claro, em sites de publicitários). Fora as diversas vezes em que gerou mídia espontânea no Globo e no JB.
E eu não tenho parentes no Rio.
Enfim, desculpe a falta de jeito, mas se você e o resto do mercado não gosta, fodam-se.

Não vou nem entrar no mérito de você comparar a MP com a Africa (bizarro). Nem de dizer que nas campanhas anteriores (que eu adorava) não havia trocadilho. Acho apenas que o problema dos publicitários com essa campanha não é ela ser boa ou ruim. Basta sair na rua para ver que, sob qualquer critério, existem mil campanhas mil vezes piores. O que nego não aguenta é ver, por exemplo, "uma batata com brinco e bandana e o TROCADILHO infame com o nome do filme" fazer tanto sucesso.

Anônimo disse...

Calma Chiclete!

Anônimo disse...

quanta gente babaca comenta aqui

Anônimo disse...

E vc, por que tá comentando aqui? Babaca!

Anônimo disse...

calma, chiclete, calma.

todo mundo sabe que "orgulho" deve dar quando alguém pára você na rua, no batizado, no elevador, no estacionamento, para comentar e dar calorosos parabéns pela campanha de hf. afinal, o povo está eufórico com a campanha, fiquei sabendo que a mp tem recebido diversos telefonemas de clientes da hf que estão na expectiva de mais um trocadilho.

parabéns, mesmo que não seja o dono da campanha, vocês estão de parabéns.

é demais, né. muito boa. muito boa mesmo. (repita isso mil vezes na frente do espelho que, quem sabe, se torna uma verdade)

Anônimo disse...

chiclete é um ixcroto!
e a danza hein?

Anônimo disse...

quanta gente babaca comenta aqui

Anônimo disse...

Esse espaço, que poderia ser legal, é deprimente.

Fica um monte de gente detonando o trabalho de um colega, que às vezes está ali do seu lado.

Não há problema em dizer que não se gosta dessa ou aquela campanha/peça.

O problema é que descamba para o lado pessoal, com ofensinhas bobas, deboche, comentários vazios,etc
Particularmente, como criativo, acho que campanha da HF, apesar de bem sucedida, já cumpriu seu ciclo.
Precisa se reinventar, buscar novidades dentro desse conceito com o qual já se trabalha.

A própria campanha da Bombril aqui citada voltou, mas voltou sem sal, com jeitão de coisa requentada. Não tem mais aquela graça, os textos inspirados de antigamente. eu aprendi a gostar de propaganda vendo esses comerciais memoráveis.

Mas infelizmente, parou no tempo.
O que eu acho ruim para o mercado é que fica a impressão de que não há nada melhor sendo feito aqui.
Ver HF todo ano como melhor campanha é desanimador.

Nada contra a MP e a galera de lá, pessoas competentíssimas. Mas é uma armadilha para a própria agência essa 'hortifrutidependência".
De qualquer forma pessoal, temos que respeitar mais os profissionais como o Chiclete.

São pessoas como nós, que vivem as mesmas dificuldades e correm atrás para fazer um trabalho bacana, com brilho criativo.

Comentar, criticar produtivamente sim.
Ofender, não.

Anônimo disse...

Por falar em mídia espontânea, anote essa Chiclete. Esses dias no 15 minutos (programa da MTV com Marcelo Adnet) ele mostrou o anúncio "O quiabo veste prada"em alusão ao seu co-apresentador Kiabbo.

Enfim, a MP vai continuar faturando colibris com o HF por dois motivos: As peças são boas. Ponto final
Os jurados mudam todos os anos. São pessoas que nem sempre são criativos e que muito menos são do ES ou do Rio para achar tudo isso repetitivo.

Enfim. Só uma coisa: Teve gente que danzou no colibri hein? Depender de fantasma pra ganhar coisa é foda. Mais uma vez a MP ganha merecidamente, com coisa que se faz no dia-a-dia. E coitada da Criativa. Injustiça.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

"NÃO ALIMENTE A CRIATURA"

Não comente mais neste blog. Não acrescenta nada ao mercado capixaba, apenas cria ingrisias.

Morre criatura.


Copie esta mensagem e post-a(!) novamente. Vamos matar a Criatura!

Anônimo disse...

Ahhh tá.
agora eu entendi.

Anônimo disse...

no Globo e no JB. (jacaré banguela?)
alguem já teve chiclete agarrado no aparelho?
lembrei agora quando tentei mascar chiclete com as nadegas. com babaloo foi facil pq eh macio.
em relação a batata. eu prefiro frita

Anônimo disse...

O que? Entendi nada.

Anônimo disse...

anonimo de cima, belo comentário. Joao completou.

abraço me liga chiclete

Diretor de Marte disse...

É foda, nenguinho adora falar merda, mas mostrar a cara que é bom, nada... isso criativos fodásticos, continuem anônimos, vocês são demais e facilita a vida de quem é conhecido.

Anônimo disse...

Ah, cala a boca Alex!

Anônimo disse...

MOOOORRAM, CAMBADA DE INFELIZES!!!!!

Anônimo disse...

criadores e criaturas do espírito santo,

vou explicar qual é a diferença de uma campanha popular e divertida como a do bombril e as campanhas jingle feitas pelo nizan aqui dadas como exemplo e esta grande brincadeira feita pela mp publicidade.

essa diferença se chama: POSICIONAMENTO.

pensem bem: as tiazinhas que ainda acham alguma graça nestes trocadilhos infames sabem de cor que o bombril tem 1001 utilidades. não importa o quão boa sejam as campanhas dos concorrentes. ninguém tira isso da cabeça delas.

as mesmas tiazinhas e a mamãe do chiclete, com todo respeito, também cantarolam as músicas do nizan. mas elas são cheias de argumentos como "vem, vem, abre uma conta no itaú" e "trate seus bichinhos com amor e parmalat".

já a banda de fanfarra da prainha pára na piada. batatas do caribe. ok. e qual a vantagem de comprar na hortifruti? o que quer dizer "aqui a natureza é a estrela"? se ter batata significa que a natureza é a estrela, todas feiras livres e mercados também podem dizer o mesmo.

aí vocês vão dizer: conversa de atendimento.

eu replico. se a campanha não agrada pela criatividade porque há pelo menos uns 4 anos ela não se renova. e também não tem argumento de venda, você está cercado, chiclete: isso aí é uma bosta.

Meu nome não é Olga disse...

Por que vocês são assim?