2.11.07

Sinapro x Tribuna

50 comentários:

Anônimo disse...

Ô, alguém pode explicar o porquê? Pq o Sindicato não permite o Prêmio Tribuna? Mas digam na boa, já sei que é inveja. Só quero saber o que homens adultos argumentaram racionalmente a respeito. Valeu.

Anônimo disse...

vagabundo só vem aqui no horario comercial, espere ate segunda.

Anônimo disse...

A Vida é assim! a tribuna não patrocina o prêmio colibri, pois na última feijoada de shortlist em que a tribuna particpou, a Rede Gazeta entrou no evento com um bolo de aniversário comemorando os 45 anos do Jornal A Gazeta. Desde entaum a tribuna retirou a tradicional cota de patrocínio. Daí no ano seguinte surge o 1º Prêmio Tribuna de Criatividade, celebrado e bem aceito Gato de Ouro, logo após ao colibri. Em 2007 mais uma vez a tribuna não participou do Premio Colibri e nem do Comunica, mas anunciou a segunda edição do Prêmio gato de ouro. Nessa altura o Samurai Gardenal, desencava uma bendita cláusula do regulamento do sindicato das agências, e ameaça cortar a cabeça de todo mundo que participar do prêmio Gato de ouro, ou seja: decidiu sozinho sem nem mesmo consultar a diretoria, com membros que tem o maior interesse no Cato. Nessa altura, para ficar bem com o mercado, a Tribuna abre as pernas e resolve cancelar o prêmio, mas deixa a conta para o sindicato que será processado por perdas e danos morais, pois ouve descate financeiro e de imagem da Rede. Simples assim! o resto é história.

Anônimo disse...

ufa, obrigado pelo esclarecimento. sr. 02, este japonês é um fanfarrão!

Anônimo disse...

clap clap clap!

Pra quê valorizar os criativos?
Pra quê tentar subir o nível do mercado?

É melhor deixar tudo como está:

Os donos achando que suas agências
são os melhores lugares para se trabalhar do planeta(assim não precisam aumentar nem a qualidade do trabalho, nem o salário de ninguém) e os funcionários achando que não há nada a fazer(assim assumem a mediocridade proposta pelos donos e aceitam sua realidade surreal).

Enquanto isso os decadentes presidem o Sapes e com ações fajutas, como o prêmio colibri, enchem o cu de dinheiro antes que suas agências vão à falência.

Anônimo disse...

não existe valorização dos profissionais, e vcs vão esperar isso dos patrões? sinceramente, não é com clubinho de cachaça que nego vai pra frente. clube de criação não começa com uma garrafa de cerveja no meio da mesa. pode terminar assim se houver motivo pra comemorar. quem sabe depois dessa do japa nego fica esperto...

Anônimo disse...

acho que a tribuna não tem dever nenhum em patrocinar colibrir entre outros prêmios, ainda mais porque quando patrocinava foi boicotada.

Anônimo disse...

quando foi que alguém ouviu falar bem do colibri? o que vc tem a dizer sobre a credibilidade do colibri? em algum momento o colibri foi realizado sem questionamentos? olha só a estampa de cada um dos presidentes do sindicato... vc compraria um carro usado de qualquer um destes senhores?

Anônimo disse...

A Tribuna não foi boicotada, a Gazeta que foi espertinha e aproveitou sua cota melhor do que a Tribuna. Comeram gato.

Anônimo disse...

e aí?


fala-se, fala-se, mais alguém vai na tal reunião dos criativos com a tribuna quinta?

eu vou.

Anônimo disse...

Um fantasma ronda o Espírito Santo. Ao que parece, os criativos vão se juntar pela primeira vez em torno de uma causa comum. Esse episódio vai ser na verdade a sementinha do mal que vai gerar algo maior: um clube de criação de verdade, com festival, anuário e que já parece contar até com patrocinador.

Criativos, uni-vos!

Anônimo disse...

Meus caros, já conhecem o meu conceito do eterno retorno? Ele apareceu há pouco no filme tropa de elite, onde Neto usou o sistema em benefício do próprio sistema para comprar a peças para as viaturas. Mas acaba de aparecer por aqui mais uma vez.
O que estou querendo mostrar é o singelo fato de que a Tribuna vai patrocinar o que quer que seja em beneício de nós criativos com o dinheiro do processo movido contra o SAPES. Isso é genial. Valeu Takashi!

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:

O QUE DEU O ABAIXO-ASSINADO MOVIDO PELOS CRIATIVOS SEMANA PASSADA?

Alguém pode me responder?

Anônimo disse...

"Estamos de Olho" nele!

Anônimo disse...

uni-vos, macacada!

Anônimo disse...

Pois é rapaziada, conversei com algumas pessoas e elas se animaram a ceder os anuários se rolar um clube de criação. Não precisei de politicagem nehuma... publicitário é um bicho foda mesmo.

Anônimo disse...

ceder os anuários? traduz, marcão!

Anônimo disse...

Amanhã na reunião eu traduzo.

Anônimo disse...

Esse Nietzsche é um fanfarrão. Eu sou vigia e sei onde ele mora.

Anônimo disse...

to com caspa

Anônimo disse...

essa é boa. Clube dos Criativos do ES é um sonho, um prêmio promovido pelo clube então utopia

vamos ver até onde vai a nossa competência

Anônimo disse...

e digo mais, se juntar com a Grafitusa vai ter até anuário.

Anônimo disse...

Eu traçaria a Cristine da Grafitusa. Não é uma nifeta delícia como a filha do Takaschi, mas até que dá um caldo.

Anônimo disse...

A propaganda capixaba é revolucionária. Mesmo sem saber, é revolucionária.

Vamos os fatos que comprovam isso: a coroação da Artcom como agência do ano e o imbroglio Sinapro x Tribuna.

No caso da Artcom, finalmente saímos do armário, assumimos nossa ruindade sem nenhum pudor, sem remorso, sem rancor. Apenas formalizamos o que já desconfiávamos, mas tínhamos medo de admitir: vivemos uma metástase criativa.

Se Hunter Thompson estivesse vivo nos processaria por plágio, afinal, criamos a publicidade gonzo. Uma publicidade de brincadeirinha que quer parecer séria, ou séria, mas que parece ser brincadeira de tão tosca que é.

Sempre quisemos copiar o que víamos em São Paulo, mas nunca tivemos verba e nem talento para isso. Então criamos o nosso mundo bizarro da propaganda, um circo dos horrores, a nossa constrangedora versão do que pretendíamos ser um dia.

Mas não há nada de mal nisso, pelo contrário. Acho que agora estamos mais felizes, satisfeitos, descobrimos a nossa vocação, a nossa verdadeira missão aqui na Terra.

Como o pessoal do Pará, que inventou o tecnobrega, também partimos para a auto-aceitação, elevamos o nosso “moral” admitindo nossa fraqueza intelectual e gerencial. Isso não é bacana?

Ninguém tem culpa de ter nascido incompetente e medíocre. E isso não deve nos envergonhar, deve ser o impulso para irmos em frente, altivos e seguros.

O que são as duplas de criação do Estado, se não Joelmas e Chimbinhas tresloucados, cuspindo jobs entupidos de clichês e lugares comuns como pastéis de vento quentinhos para o cliente?

Não fiquemos tristes senhores, nos achamos finalmente.

O Colibri desse ano foi uma espécie de regressão às vidas passadas. E nós, no dia da premiação, estávamos como que na posição fetal no consultório de um terapeuta, vendo um filme das existências passadas sendo exibido. Até que o momento catártico chegou na voz grave do Eduardo Santos anunciando a agência do ano.

Todos embasbacados no salão esperavam um Deus Ex-Machina que desse um novo rumo à história, trouxesse luz às nossas inquietações metafísicas e o grande mistério foi revelado: a nossa personalidade criativa dominante nunca foi criativa.

Quer dizer, não fomos F/Nazcas, Almaps ou Wiedens/Kennedys em outras encarnações.
A nossa média não é MP, Fire ou Nave. No trabalho nosso de cada dia, o reflexo do espelho é mesmo a Artcom. Título justo, justíssimo.

Agora falemos da morte do Gato de Ouro. Uma história fantástica, um enredo primoroso concebido a quatro mãos: Sinapro e Rede Tribuna.

Toda essa confusão teve ares de ópera, com tintas dramáticas. Mas terminou como comédia.

Porém, revelou a face modernista e revolucionária dos publicitários capixabas.

Sim, modernista. Tivemos localmente, uma versão da Semana de 22. Tudo bem, vá lá que não apareceram luminares como Oswald de Andrade, Tarsila ou Menotti Del Pichia. E tampouco foram produzidas obras-primas do nível de um Abaporu ou Paulicéia Desvairada.

Mas pipocaram daqui e dali manifestos: do Sinapro, da Tribuna e da classe proletária desassistida de DA´s, redatores e, pasmem, até mídias e atendimentos.

Esse movimento teve um toque antropofágico, todos engalfinhados, devorando-se, alimentando-se de suas próprias frustrações, angústias e outros sentimentos menos nobres.

É ou não é antropafagia pura? A Tribuna querendo engolir o Sinapro, que quis engolir A Tribuna, mas devorou a sonho dos criativos acretando em cheio o gato de ouro.

E no meio dessa lambança toda, eis que desperta no peito da moçada um sentimento de união jamais visto. Todo mundo que se sacaneava da maneira mais vil no Criadores e Criaturas vira amiguinho de infância para garantir suas passagens para o paraíso brega de Miami.

Claro, tudo feito com muito estilo. Socialistas, trotskistas, comunistas e similares pregando uma nova ordem na propaganda capixaba, com direito a citação de Brecht. "Vamos mostrar a esses porcos capitalistas que la revolución sobrevive! Vamos tirá-los do poder! Vamos para as ruas convocar as massas e rasgar layouts em praça pública!"

O assombroso é que esses neo cara-pintadas criticam o Sinapro e a própria publicidade local, indignados por que os donos de agência enchem as burras de grana, esquecendo-se que essa atividade é meramente capitalista. Mas não, esses experts propõe um novo tempo, com mais justiça e igualdade para todos.

Fico até imaginando as novas agências que surgirão: Mais Valia Comunicação e Marketing, Kiboutz Propaganda ou quem sabe Comunas Associados Ltda?

Todas elas capitaneadas por jovenzinhos barbudos de boinas, coturnos e outros paramentos militares. Dissolveria-se o Sinapro, extinguiria-se o Colibri (essa bichinho pequeno burguês) e em seu lugar seria criado o Condor ( a mais sul-americana das aves). E nossas crianças derrubando reis, fazendo comédia no cinema com as suas leis.

Aí pronto. Tudo estaria perfeito. Nossa publicidade atingiria níveis de qualidade jamais visto. Iríamos rivalizar com Sampa e se eles dessem mole, estenderíamos nossa revolução bolivariana até lá e confiscaríamos seus clientes, expropiando-lhes as polpudas verbas.

Caríssimos, a verdadeira revolução não é essa palhaçada de trocar e-mails, não é querer imolar o japa ou incensar A Tribuna.

A grande mudança é brigar pela qualidade do trabalho, colocando-o à prova, inscrevendo-o em premiações de verdade, não em Colunistas, Abouts, Gramados e outras enganações. Não existe nenhum ISO melhor que uma peça no Shor list do CCSP, LIIA ou ABP. É ir para a agência trabalhar, mesmo! Não ficar na internet vendo sites de putaria, entrando no Criadores para desancar o trabalho alheio ou no MSN, colocando as fofoquinhas em dia.

Mudar de verdade é ser responsável e participativo o tempo todo, não apenas quando convém, como agora. Pois o Clube de Criação, quando existia, teve pouca adesão, foi boicotado por aqueles que eram a sua razão de existir. Agora, querem ressucitá-lo na porrada somente para legitimar o prêmio da Tribuna.

É hora de acordar. Estamos na UTI e ficar brincando de revoltado a essa altura do campeonato é lamentável.

A criação capixaba nunca esteve tão ruim, respira por aparelhos.

E se continuarmos nesse ritmo, em breve estaremos instalados em nossas lápides com um epitáfio sinistro, uma espécie de recado às futuras gerações: "Nós que aqui estamos, por vós esperamos."

Anônimo disse...

Uau! Quanto clichê!
Foi proposital?

Anônimo disse...

putz, la vem esse xarope

Anônimo disse...

Ué?O Cara mete o pau no Criadores e posta nele?

Anônimo disse...

"Não ficar na internet vendo sites de putaria, entrando no Criadores para desancar o trabalho alheio ou no MSN, colocando as fofoquinhas em dia"... pode crer, o que esse cara faz aqui?!

Anônimo disse...

ô consciência, arruma uma coisa p/ fazer:

Tipo de Profissional:
Diretor de Arte

Empresa:
Visual M2 Propaganda

Local:
Vila Velha - ES

Descrição:
Diretor de Arte com experiência em agência de propaganda, residente na grande vitória, horário comercial, envie portfólio + currículo para email, salário de R$ 1.800,00 + ajuda de custo

Contato:
Thiago Abreu - Diretor de Criação/ (27) 3229-2466

Email / Site:
criacao@visualpropaganda.com.br

Anônimo disse...

Esse cara é broxa ou tem mulher feia.
Ele postou essa bagaça em pleno feriado

Anônimo disse...

feriado é p/ assalariado, seu frango.

Anônimo disse...

criatura, coloca esses trampos da danza:
http://www.ccsp.com.br/novo/?&p=26#nav

Anônimo disse...

Foi sério isso mesmo Consciência? Caraca! Que azedume nesse seu coraçãozinho heim? Pelamordedeus!

Anônimo disse...

Chimbinha é o cacete Consciência!

Anônimo disse...

Vaga para Diretor de Arte, interessados envisr portifolio para marcoamonteiro@hotmail.com

Até sexta dia 30/11/2007

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

finalmente sinceridade neste espaço...

Anônimo disse...

Ninguém comentou:

http://img105.imageshack.us/img105/9531/marcasprimasxd1.jpg

Esse posto fica em Campos... na beira da estrada.......

Anônimo disse...

a criatura morreu?!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostei do texto da Consciência, mas acho interessante assinalar que qualidade de ambiente de trabalho reflete-se no próprio trabalho. Dam!

Ou como somos publicitários capixabas poderíamos falar: Dan! Ou Dan Zechinelli! De qualquer forma na própria agência do Samurai Gardenal tem cartão de ponto. E ainda por cima o nome da empresa no cartão de ponto é outra, bem diversa da tal Tema O Que Sai Daqui Propaganda. Só para citar um exemplo das atrocidades. Ou do jeitinho brasileiro (ou nipônico?) de pagar menos impostos. E claro que este cartão marca o atraso na entrada, mas nunca as horas extras.
Nunca, nunquinha. E não me venham falar que receber por horas extras em agências é lenda. A contrapartida de ignorar o atraso no dia seguinte já seria de bom tom.

E de fato, tudo o que há de resto a ser dito, a Consciência caprichou. Realmente querer justiça num meio que estimula o consumo desenfreado é um paradoxo. Por isso larguei a publicidade capixaba e o que posso dizer? Ufa.

Assinado: Escritora.

Mara Coradello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mara Coradello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

feliz natal

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Concordo com o anônimo. Difamação gratuita. Lembrando que os processos judiciais estão aí...

Anônimo disse...

Criatura, posta o ghost da a4:

http://adsoftheworld.com/media/ambient/cl_nica_vit_ria_orto_needing_dental_treament

Anônimo disse...

Esse Criatura é do Sapes.

Deleta os comentários que podem prejudicá-lo ou aos seus amigos.

Anônimo disse...

o criatura é o jean juvenil...não posta mais nada pq ta nas europa. é assim meus amigos, que descobrimos a identidade secreta das pessoas...desde que ele se foi esse blog esté desativado e às moscas.
po jean, posta aí alguma coisa pra esse blog ficar animadinho!

Anônimo disse...

A Tribuna entrou na justiça contra o sindicato. Será que eles tão pedindo o que?Que o premio volte?